Leite açucarado da cárie
O leite açucarado na mamadeira, principalmente quando dado à noite, antes de o bebê dormir, pode prejudicar os dentinhos da criança. Isto acontece porque o açucar se acumula por várias horas sobre os dentes, servindo de alimento para as bactérias que se multiplicam na boca e provocam a chamada "cárie de mamaderia". Ela causa dor, escurece os dentes e faz com que a criança tenha dificuldade de mastigar os alimentos.

Nada de soprar a papinha
Você sabia que cárie também se transmite? Pois é. Aquela assopradinha que a mãe dá na colherzinha, antes de colocar a papinha na boca do bebê, transmite milhões de bactérias da cárie para a comida, que depois se instala na gengiva do bebê. Por isso não se deve assoprar a comida do bebê, dar-lhes de comer na mesma colher do adulto e nem beber no mesmo copo. Depois das refeições o ideal seria escovar os dentes com escova e creme dental para as crianças que já possuem dentinhos ou passar uma gaze nas gengivas das que ainda não possuem.

Prevenindo a cárie
A primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; neste primeiro encontro, o odontopediatra orietaria a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê. Entre outras coisas, aconselharia aos pais a acostumarem-se a levar seus filhos ao dentista, assim como os levam ao pediatra, no sentido de se poder acompanhar de perto o desnvolvimento dos dentes na tentativa da erradicação da doença cárie ou de qualquer outra que possa vir aparecer.